The Sekhmet.

30.Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega.

Posted in Sekhmet by Nathalia on 10/10/2009

É um assunto polêmico, mas acho muito válido de ser postado. Muitas pessoas tem problemas em falar sobre ciência e religião ao mesmo tempo, eu sinceramente não tenho problema nenhum com isso, encaro a ciência como algo simples e objetivo, que utiliza a razão e a experimentação, já a religião lida com o mundo espiritual, utiliza a fé e a ritualística.

Daí você pensa, “Distintas, nunca poderá ter uma concordância entre elas.”, e é aí que eu vou contra, religião e ciência tem muito em comum sim, o problema são as más interpretações, falta de vontade das pessoas de questionarem (principalmente pessoas de igrejas tradicionais, onde é o que o pastor/padre fala e pronto).

Entre as fronteiras da religião com a ciência existe muito em comum, mas estas não se comunicam…poucos são os ciêntistas que se esforçam para fazer uma relação entre a ciência e as passagens da Bíblia, assim como são poucos os padres/pastores que se esforçam para aceitar o que a ciência vem provando, e por sua vez, relacionar também.

Muitos acreditam em Criacionismo (na sua maioria pessoas de igreja), enquanto outros acreditam na Evolução (a maior são ciêntistas e agnósticos), e existe um pequeno grupo que compara ambas, relacionando-as.

Um de meus professores fez um apontamento interessante esses dias, tentarei relatar o mais próximo possível do que ele disse: “na Bíblia está escrito que Deus criou a terra e sete partes, e daí muitos acreditam que este é o criacionismo, como pode ser criacionismo se é dividido? Na Bíblia está escrito ‘Deus disse: Faça-se a luz!; E a luz foi feita.’, muitos interpretam como que Deus criou o sol, ou seja lá o que for, quem me garante que a Luz não era na verdade algo ocasionado pela explosão do Big Bang? A Bíblia também diz ‘Deus trabalhou
seis dias para pôr vida na terra outra vez.’, alguém sabe quanto representa um dia pra Deus? Um dia pra um ser que é infinito, não é nada, são milhares de anos, milênios, isso não é evolução?”

O problema não é a religião, o problema não é a ciência. O problema são as pessoas, que não sabem relacionar fatos, acreditam ou não acreditam, não aceitam um caminho alternativo. As pessoas não querem mais pensar por sí próprias, esperam teorias mastigadas, e acreditam naquilo que lhes convém.

E como dizia Albert Einstein: “Ciência sem religião é manca. Religião sem ciência é cega.”
Beijos galëre. ;* Espero que tenham gostado.

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Diego Janjão said, on 10/10/2009 at 9:22 am

    Para vc ver como as pessoas de hj em dia são
    não conseguem aceitar fatos e crenças, expandir a mente é o segredo para a vida!

    muitas pessoas precisam descobrir isso ainda…

    PS.: Adorei seu blog!

  2. Dudinha said, on 10/10/2009 at 10:46 am

    “alguém sabe quanto representa um dia pra Deus? Um dia pra um ser que é infinito, não é nada, são milhares de anos, milênios, isso não é evolução?”

    essa foi a melhor passagem do seu post… muito bom Nati, é realmente um assunto muito polêmico, até porque, hoje em dia, muita gente acha que o que é certo é o que ela segue e que os outros estão errados e tal…
    enfim, o ser humano é muito hipócrita ainda, coitados😄

    mto bom o post!!

  3. João Filipe said, on 10/10/2009 at 6:37 pm

    Pois é.
    E ainda tem gente que tenta convencer os outros de que aquilo que ELES acreditam é o certo. Isso é o que me deixa mais puto. Mas enfim, muito bom, amor🙂

  4. Dingo said, on 11/10/2009 at 6:39 pm

    Ciência e religião operam em esferas distintas. Religião é o estudo do supernatural. Ciência é o estudo do natural a partir de métodos científicos de validação. Não existe relação alguma entre ciência e religião. ;S

    Ps.: Não sei se você conhece a concepção de Einstein sobre Deus. É sensacional, recomendo forte.

    • Nathalia said, on 11/10/2009 at 6:43 pm

      Discordo totalmente, pra mim uma depende da outra, pois ambas tentam explicar as mesmas coisas, mas de modo diferente, uma lidando com fatos reais, e a outra com a fé.

    • Dudinha said, on 15/10/2009 at 6:54 am

      own3d


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: