The Sekhmet.

26.Paganismo, Bruxaria e a perseguição do Cristianismo.

Posted in Sekhmet by Nathalia on 24/09/2009

Bom galëre, esse post é para esclarecimentos. Hoje estava vendo uns fóruns sobre religiões, ceitas e etc, quando ví o post de uma garota relatando que viu um caso na série ‘Assombrações’ do Discovery Channel, de uma mulher que dizia ser ‘wicca’ e por ser ‘wicca’ atraiu mals espíritos para a casa dela.
A dúvida da garota era se os wiccanos são bruxos ruins ou não, como muitas pessoas não sabem sobre religiões e ceitas de origem pagã, resolvi fazer esse post.

Antes de tudo vamos esclarecer o que é o termo “pagão“: quando estamos nos remetendo à origem do termo, que vem do latim paganus. Paganus significa “morador do campo” ou “aquele que vive do campo”. Esse foi o termo usado pela Igreja Católica para classificar os povos que moravam no campo e celebravam as colheitas e os ciclos do Sol e da Lua, referente às diversas formas de religiosidade não judaico-cristãs. O termo pagão não deve ser associado à práticas satanistas, sendo que a divisão da natureza divina entre Bem e Mal, Deus e Demônios é crença judaico-cristã.

#Bruxos, wiccanos e a perseguição do Cristianismo.

O grande problema da má interpretação dessas religiões, é que as pessoas acreditarem que elas estão relacionadas com o satânismo, mas essas lendas de wiccas serem satânicas são em sua maior parte de culpa do cristianismo, que a partir do momento que foi oficializado em Roma, havendo proibição dos cultos paganistas em 392, os pagãos começaram a ser perseguidose acusados de Anti-Cristo, e hoje em dia, quando você ouve alguém ser chamado de Anti-Cristo, logo pensa que é satanista.

Demorou para que os antigos pagãos aceitassem o cristianismo como religião, e algumas vezes os próprios sacerdotes cristãos adaptavam algumas festas pagãs no cristianismo, mas dando-lhes um novo sentido, com o fim de convencer o povo pagão a se converter. Mas muitas vezes também, a igreja católica associava os deuses pagãos com o demônios cristãos. Os wiccanos estão corretos em dizer que seu Deus Chifrudo não é Satã, mas como o demônio no cristianismo é representado com chifres e um tridente, passaram a existir associações entre o Deus Wicca e o demônio no cristianismo (até mesmo por causa do nome do Deus Wicca, que era interpretado como uma mensagem subliminar de que ele era um demônio), daí boa parte dos boatos de que Wiccania é uma religião satânica.

#A palavra Bruxaria, segundo o uso corrente da língua portuguesa, designa as faculdades sobrenaturais de uma pessoa, que geralmente se utiliza de ritos mágicos, com intenção maligna – a magia negra – ou com intenção benigna – a magia branca. É também utilizada como sinônimo de curandeirismo e prática oracular, bem como de feitiçaria.
Para os bruxos seguidores da Moderna Wicca, contudo, a Bruxaria é o culto à Deusa e ao Deus em sistemas que variam de uma deidade única hermafrodita ou feminina à pluralidade de panteões antigos, mais notadamente os panteões celta, egípcio, assírio, greco-romano e normando (viking).

#Feiticeiro seria aquele que realiza feitiços, seja ele bruxo ou não, e feitiço, o gênero de magia cujo objetivo é interferir no estado mental, astral, físico e/ou na percepção que outra pessoa tem da realidade. A magia, por sua vez, é o uso de forças, entidades e/ou “energias” não pertencentes ao plano físico para nele interferir. Na minha concepção, não existe religião boa ou má, mas sim existem pessoas boas e más, que podem usar a religião para o bem ou para o mal, independente de qual seguir, até mesmo um evangélico pode usar sua religião para o mal (como o caso do Bispo Macedo ser acusado de roubar os fiéis).

#Wicca é uma religião neopagã fundamentada nos cultos da fertilidade que se originaram na Europa Antiga. O bruxo inglês Gerald B. Gardner impulsionou o renascimento do culto, com o nome de Wicca, junto com outros bruxos e bruxas, em meados dos anos 40 e 50. Embora essa fundação tenha ocorrido provavelmente na década de 1940, ela só foi revelada publicamente em 1954, quando da época da sanção da última das leis contra a Bruxaria na Inglaterra. A tradição Wicca e seus termos são baseados em diversas culturas do paganismo antigo, modificadas pelo que, segundo Gardner, era uma tradição sobrevivente da bruxaria medieval.

Desde seu renascimento, várias tradições da Wicca surgiram, algumas se afastando consideravelmente dos conceitos da década de 50. A tradição que segue os ensinamentos e práticas específicas, conforme estabelecidos por Gardner, é denominada Tradição Gardneriana. Além dela, muitas outras tradições da Wicca se desenvolveram e também existem muitos praticantes que não pertencem a nenhuma tradição estabelecida, mas criam a sua própria forma de culto (ecléticos) aos Antigos Deuses.

Os dados que temos nos mostram que a maioria dos wiccanos dos dias de hoje são solitários, isto é, não participam de um coven (grupo de bruxos). Embora isso não os impeça de se reunirem com outros para realizarem juntos os rituais. A wicca é uma forma de bruxaria mais moderna, adaptada da magia celta tradicional mas encorporando elementos mais modernos, ou seja, tem mais a ver com uma visão de mundo contemporânea. Ou seja, wicca é apenas um adaptação do que era visto antigamente como bruxaria, uma adaptação para o mundo moderno (diferenciando apenas alguns cultos e poucos deuses).

Curiosidade* É verdadeiro que a imagem medieval do demônio cristão, incorpora versões distorcidas de deuses antigos (não só os chifres, ex.: o tridente que foi retirado de Poseidon/Netuno).


Então é bom lembrar que essas adolêscentezinhas revoltadas que usam pentagrama e escutam evanescence, se dizem góticas e wiccas, não tem mais o que fazer, e provavelmente não sabem nem da metade das coisas que escrevi acima. Ainda tem muito mais para se dizer sobre esse assunto, mas sei que quando post é grande demais muitos não lêem, rs. Por isso, vou parando por aqui, espero ter esclarecido pelo menos um pouco para as pessoas que não sabiam sobre esse assunto, e pretendo fazer o próximo post sobre mais religiões e filosofias relacionadas ao paganismo, já que embora eu não seja pagã, adoro esse assunto e suas religiões, e as respeito, já que como eu disse antes, não existem religiões ruins, as pessoas que não sabem usá-las, ou não as conhecem.

E pra finalizar com chave-de-ouro, a Lei das bruxas:

“Desde que não machuque ninguém, faça o que quiser.
O que você faz volta para você,
Portanto, preste sempre atenção à Lei Tríplice.
Siga isso de mente e coração.”

Diga-se de passagem, uma lei que deveria ser seguida por qualquer pessoa, independente da religião.
Beijos galëre, espero que tenham gostado ;*

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. todoeureka said, on 24/09/2009 at 12:09 pm

    Deus é Deus e só existe um Deus.

    • Nathalia said, on 24/09/2009 at 12:13 pm

      Pelo visto vc não leu NADA do post não é mesmo? Você no mínimo deve ter lido o título, suposto que eu era uma bruxa e fez o comentário mais idiota que alguém poderia ter feito, a partir do momento que essa não é a questão a ser discutida e que eu em momento algum disse que existem outros deuses (inclusive deixando claro que eu sou cristã, embora isso não venha ao caso), apenas relatei o que a história e a ciência apontam. Então se for pra comentar algo que não está relacionado ao post, seria melhor que tivesse guardado sua ignorância para sí mesmo.

  2. João Filipe said, on 24/09/2009 at 2:36 pm

    AUHSEOHASOEIUAE “Oi. Deus é Deus e só existe um Deus. Eu sou demente e comento sem ler os posts. RAIRAIRIA”

  3. Júnior said, on 25/09/2009 at 7:30 am

    huasahusahsasuhuas mas que retardado.

  4. Dudinha said, on 25/09/2009 at 9:01 am

    AUHSEOHASOEIUAE “Oi. Deus é Deus e só existe um Deus. Eu sou demente e comento sem ler os posts. RAIRAIRIA” 2
    IUEHASOIUEAHOSIUHEOAISHEOIUASH

  5. Diogo said, on 25/09/2009 at 3:17 pm

    preguiça de ler o post :~


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: